CURSO DE ELETRICIDADE BÁSICA

Desde os primórdios da humanidade o ser humano teve por característica a busca por alternativas de sobrevivênca. Diferentemente dos animais que se fixam em um determinado lugar e ali vivem a sua vida inteira, com raras exceções, o homem sempre foi atrás de sua caça, de água, de terras para plantar, de lugares seguros para se estabelecer com sua família, ganhando todos os cantos do planeta.
Sendo assim até os dias de hoje, estamos sempre em busca de melhorias em nossa condição de vida. Não nos basta mais apenas a sobrevivência, queremos mais. A sociedade de consumo em que vivemos nos apresenta todos os dias novidades as quais passam a ser necessidades para nós.
Essa luta para satisfazer as necessidades constantes faz com que tenhamos que estar constantemente aumentando nosso padrão de vida. É a nossa caça pelos melhores empregos, por melhores salários, pelos benefícios que estes empregos vão nos proporcionar, o que nos faz estar em constante atualização.
Um curso profissionalizante pode nos proporcionar isso de uma maneira mais rápida e imediata do que se fosse fazer um curso técnico de quatro anos e talvez uma faculdade por mais cinco anos, fazendo com que muitas vezes o salário daquele que faz um curso de qualificação profissional seja maior do que o de um aluno recém formado em um curso superior.
Este curso tem por objetivo introduzir os conceitos básicos de eletricidade, os quais são excenciais para a compreensão dos fenômenos elétricos. Seu aproveitamento, suas consequências, seus usos, suas vantagens e desvantagens.
Por ser um curso de introdução não se supõe que o aluno, ao concluir o curso tenha conhecimento de todos os fundamentos dos assunto. Pelo contrário, por ser de curta duração, tem por finalidade servir de lastro para os próximos módulos que virão, dando embasamento teórico para futuros aprofundamentos na matéria.
Conheceremos os conceitos de Tensão, Corrente e Resistência elétrica. A lei de Ohm que explica a relação entre estas três grandezas. O conceito de Potência e sua importância no que tange ao consumo dos principais equipamentos elétricos.
Conheceremos também os principais tipos de tensão elétrica, como são produzidas ou de que forma se apresentam, suas características e aplicações mais usuais.
Requer um pequeno e prévio conhecimento de matemática. Pois usaremos além das quatro operações fundamentais, números fracionários, potenciação e regra de três basicamente para cálculos da relação das grandezas e cálculos de consumo dos circuitos elétricos.
Apesar de a eletricidade ser um fenômeno relacionado a Física, iniciaremos as explicações estudando estrutura da matéria: Molécula, átomo, prótons, neutros e elétrons, os quais são comumente estudados na Química, mas necessários para o entendimento dos princípios básicos da eletricidade.
Enfim, é o curso ideal para quem ainda não tem nenhuma intimidade com o assunto, mas quer, ao final, saber bem mais do que trocar uma lâmpada.


ENERGIA E TRABALHO: NA NATUREZA NADA SE PERDE, NADA SE CRIA, TUDO SE TRANSFORMA
(ANTOINE DE LAVOISIER)



Energia é um fenômeno da física que se caracteriza pela realização de um trabalho ou de uma ação.
Trabalho por sua vez é a medida de uma energia transferida pela aplicação de uma força ao longo de um deslocamento. É simbolizada pela letra grega t (tau) e é medida em joule (j).
Existem tipos de energia, as quais são atribuídas a fenômenos para-normais, mas o que nos interessa são os tipos de energia capazes de gerar trabalho e por isso são utilizadas nos eletrodomésticos, nas indústrias, no comércio, na iluminação das ruas, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário