sábado, 9 de outubro de 2010

A Gênese de uma nova educação


Muito se fala nos dias de hoje sobre os avanços das novas tecnologias na área da educação. Sem dúvida, os avanços na internet, com a Web2, as redes sociais, as novas tecnologias de hardware, bem como as altas velocidades de conexão disponíveis contribuem para um grande crescimento da oferta de cursos pela rede.
Hoje em dia é possível fazer cursos, pesquisas, movimentações financeiras, compras, comunicar com amigos, administrar empresas fazer cirurgias e muito mais, tudo pela internet, em tempo real e com toda segurança e comodidade.
Há alguns anos a internet era apenas um meio de pesquisa, na qual eram publicados artigos sem muitos recursos em páginas igualmente simples. A conexão era através de linha discada, a qual além de oferecer pouca velocidade, ocupava a linha telefônica não permitindo o seu uso enquanto se navegava na rede.
A necessidade de páginas com outros recursos como cores, sons e vídeos fizeram nascer desta gênese uma nova internet. A Web2 abriu então um leque tridimensional, com novos recursos oferecidos de áudio e vídeo em tempo real, com os quais se podem assistir vídeos, notícias, filmes, transmissões televisivas, videoconferências e muito mais, tudo em velocidade real.
As novas tecnologias permitiram a fabricação de computadores com maior velocidade de processamento e muito mais memória para o armazenamento dos dados.
Todos estes avanços contribuíram para o surgimento de diversas ferramentas que fazem uso destas facilidades. Sites, Blogs, Wikis, entre outras, bem como as redes sociais orkut, face book, linkedin e muitas outras não existiriam se não fossem esta evolução. A maior característica da Web2 talvez seja a possibilidade de o usuário interagir com o autor das publicações e também com outros usuários e é isto que faz com que estas novas tecnologias contribuam para o surgimento de tantos cursos on-line, ou os semi-presenciais e até mesmo os presenciais que utilizam estes recursos como incremento da atividade pedagógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário